(pt) France, Alternative Libertaire AL #232 - Crônicas de trabalho alienado "Rápido e bem feito " Gabrielle , ajuda doméstica - por Aline Torterat , psicólogo ocupacional (en, fr)[traduccion automatica]

Segunda-Feira, 23 de Dezembro de 2013 - 13:30:59 CET

"Rápido , você está feito " Gabrielle [1] , ajuda doméstica ---- comecei a trabalhar em
uma fábrica , aos quinze anos e meio. Eu sempre fui muito doloroso operário trabalho, que
é feito para as mulheres , em geral, ainda está de pé , com a manipulação e gestos
repetitivos . Desempenho e atenção aos detalhes ... Então, um dia , a fábrica fechou .
Cheguei em 55. Para encontrar um emprego de verdade , era praticamente impossível. Então
eu comecei nesse ínterim. Durou vários anos, mas eu estava trabalhando ! Foi o tempo todo
no pacote. Minha última missão durou quatro anos na mesma embalagem amostra subcontratação
da empresa de cosméticos . Tapar o frasco, colocar na caixa com as instruções, feche a
caixa. Quatrocentos pequenas amostras por hora. Incapaz de falar . É difícil, mas eu nunca
fiz erros. Além disso, não havia nenhum interesse! Porque se houve erros , o cliente
referido paletes , e não significava que tinha cometido erros ! E , nesse momento, ele
gritou, ele gritou ... Vimos como eles levaram o velho para menos do que nada . "Então , o
velho tem que ir ! " Gritou o Chefe para o vôo. Nós aprendemos rapidamente para não
cometer erros . Eu não tinha o reconhecimento do chefe . Eu sofria de volta , eu dormi
mais mal .

Finalmente, um dia eu larguei tudo e comecei em casa ajuda para os idosos. Por quê? Porque
eu quero terminar a minha carreira como deveria. Ser bem tratado. Se eu posso ficar até eu
me aposentei onde estou agora , ele vai ficar bem! Às vezes pode ser doloroso, mas é
organizado , nunca é o mesmo, ele é útil! A dor nas costas diminuiu, eles vêm e vão de
qualquer maneira, mas eu não encontrei o sono. Eu dei um passo para trás para a história.
Agora, quando eu me encontro com o Chefe do supermercado , ela pula no meu pescoço . Como
se nada tivesse acontecido ! Basicamente, é uma boa mulher , quando ela já não tem que
fazer a maioria das pessoas que está trabalhando para uma produção de forma rápida e bem
feito. Quando ela gritou para mim , faz você se perguntar se não é porque ela gostou do
meu trabalho ! Para algumas pessoas , eles são feitos para fazer qualquer trabalho , mesmo
se você tem que mostrar desagradável e ofensivo , então, aparentemente , não é ruim. Em
certos indivíduos ? Eu me pergunto ...

[1] Apenas o nome foi alterado , o resto é autêntico