(pt) France, Alternative Libertaire AL Novembre - manutenção, Amandine Gay (diretor): "para se mobilizar, você precisa estar ciente de que nossa situação é política" (en, it, fr) [traduccion automatica]

Domingo, 19 de Novembro de 2017 - 07:22:32 CET

Amandine Gay dirigiu o filme Open the Voice, lançado em 11 de outubro. Retratos cruzados
de 24 mulheres negras da França e da Bélgica, sua ambição é ser uma "  história de
mulheres poderosas e tocantes  ". Ela responde nossas perguntas sobre o contexto da
criação do filme e as mensagens que carrega. ---- Alternativa libertária: você pode se
apresentar e apresentar seu filme ? ---- Amandine Gay: tenho 33 anos e minhas atividades
são articuladas entre pesquisa e criação. Saí da França em 2015 para me instalar em
Montreal, onde retomei estudos em sociologia. Levou quatro anos para lançar este
documentário chamado Open Voice. Gostaria de ser um diretor de forma sustentável, mas
dependerá do número de entradas de filmes. Abre a voz foi feita para três pessoas: eu,
minha esposa e uma amiga, Coralie Chalon. Nós não pagamos, mas eu consegui fazer o filme
sem que ninguém me impedisse ou mudasse minha narração. Este filme é: "  Desde o dia em
que descobrimos que somos pretos no dia em que decidimos ou não deixar a França Porque é
um projeto que comecei no dia em que decidi mudar para o Canadá, com a idéia de deixar um
rastro. Eu queria encontrar uma caixa de distribuição, para ser apoiada por pessoas cujo
trabalho é. Mas me ofereceram contratos ruins, então criei minha caixa de produção e
distribuição: somos nós que lançamos o filme. Primeiro em uma dúzia de salas, então vinte,
com um grande passeio de projeções - debates.

O filme abre no capítulo intitulado "  Terá que lutar  ": é um eco desta luta para que ele
venha aos cinemas ?

Amandine Gay: é especialmente a idéia de transmitir essa noção de que aprendemos muito
cedo em nossas vidas, como uma longa luta que começa. Como, quando pertencemos a
comunidades racializadas [1], entendemos que tudo o que fazemos será uma luta. Durante a
minha experiência como atriz, me disseram coisas como: "  Nós não usamos os negros porque
você é difícil de iluminar, você tira menos luz  " ou "  É um filme de nicho  ". Como se o
que não se relacionasse com o grupo majoritário não pudesse ser universal. Felizmente, os
negros, os árabes são capazes de se identificar com o grupo maioritário, porque de outra
forma não poderíamos apreciar o cinema! Por que o contrário não seria verdade ? Um amigo
me aconselhou a se candidatar a assistência de redação do CNC [2]porque o CNC é um sistema
em cascata. Por exemplo, você já deve ter recebido assistência do CNC para solicitar
suporte do Diversity Images Fund, ou suporte de produção, pós-produção. Eu não tive ajuda.
A operação do CNC é interessante, a ideia de financiar o cinema de autor, tirando dinheiro
dos blockbusters, é uma idéia brilhante. Mas a questão posterior é: como esse dinheiro é
distribuído ? Ele vai para aqueles que já os possuem. As regras implementadas fazem com
que o dinheiro seja o mais poderoso do mundo do cinema de autor.

"  Live happy, live hidden  " é o título de outro dos seus capítulos. Isto é o que você
escolhe não fazer. A que preço ?

Amandine Gay: É difícil, mas eu fiz uma vez, não vou fazer duas. Eu não tenho mais o
dinheiro, a energia. Nada é permanente, esta excursão nacional é um tour de force, que é
caro financeiramente, emocionalmente, fisicamente. Estou muito cansado. É problemático,
porque significa que poucas mulheres negras têm a oportunidade de fazer isso. A última vez
que uma mulher negra teve uma viagem nacional para a França foi há trinta anos, ainda há
trinta anos que houve mulheres negras com talento. Eu fiz Ciências Po, então eu também
posso fazer minha contabilidade e administração, além de ser um artista. Além disso, estou
visível na mídia, eu tomo o chão facilmente. Mas as pessoas que têm "  apenas Talento,
quem pode acompanhá-los ? Meu pai varreu as ruas, mas eu tenho uma mãe professor. Minha
carreira escolar está completamente ligada ao fato de que ela foi capaz de empurrar-me
para a escola. Então depende da sorte e da vontade individual. Isso me incomoda. O que
está configurado para que as meninas que não tenham meus antecedentes podem fazer filmes ?
Não vejo muitas respostas.

No filme, você escolheu fazer essas mulheres falarem de forma individual e ainda sentimos
que o coletivo (a família, a comunidade) está muito presente. Como nas suas lutas, passa
da experiência individual para o coletivo ?

Amandine Gay:Este filme é para jovens meninas negras. Este é o filme que gostaria de ver
quando tinha 15 anos. Trata-se de conversar com pessoas que não têm antecedentes
militantes e mostrando que o privado é político. O objetivo é legitimar a experiência
individual multiplicando as histórias, que percebem que o que acontece com elas não
acontece com elas. Porque esta consciência é a condição sine qua non a mobilisation.
Muitas vezes, acho que, em círculos militantes, esquecemos que a mobilização devemos estar
cientes de que nossa situação é política e que não se baseia em méritos individuais.
Pessoas em situações muito precárias acabam sendo responsabilizadas pelo que acontece com
elas. Numa perspectiva da educação popular, Estou visando pessoas que não estão
politizadas, que não estão mobilizadas, quero dizer-lhes que essas questões são sociais e
políticas. O outro objetivo, ao destacar as individualidades, também é trazer a nuance.
Nós, negros, geralmente são apresentados como um grupo homogêneo. É necessário deixar uma
visão global e totalizadora do golpe, que tira nossa individualidade. Eu queria devolver
essa complexidade.

Uma das pessoas que você está entrevistando refere-se a "  coisas pós-coloniais
traumáticas  " para se referir ao fato de que as pessoas brancas muitas vezes tocam seus
cabelos sem perguntar sua opinião. Em que aspectos da vida do artista sentimos esse "
truque pós-colonial traumático  " ?

Amandine Gay: já, nos papéis que nos são oferecidos, todas as meninas têm o mesmo nome,
Fatou ou Fatoumata. E há dois tipos de papéis que nos são oferecidos quando somos atriz
negra. Ou uma garota fora da prisão, violenta, drogada, prostituta, etc., ou uma mulher
migrante, com uma história relacionada a um casamento forçado, onde, além disso, você é
convidado a "se  concentrar  " ! Existem 53 países na África, o que isso significa ? Por
que o papel de "  Corinne, secretário  " não pode ser interpretado por uma mulher negra ?
Nós teremos passado um curso quando teremos direito à banalidade. A única saída é criar
nossas próprias coisas.

Entrevistado por Adèle (AL Montreuil)

[1] Pessoas racializadas são pessoas que experimentam racismo em nossa sociedade

[2] Centro Nacional de Cinema, que distribui ajudas criativas para cinema francês de autor

http://www.alternativelibertaire.org/?Amandine-Gay-realisatrice-pour-mobiliser-il-faut-la-conscience-que-notre