(pt) France, Alternative Libertaire AL - caderno de viagem, Um comunista libertário em YPG # 06: Os voluntários internacionalistas, o ideal ea realidade (en, it, fr) [traduccion automatica]

Segunda-Feira, 15 de Maio de 2017 - 08:21:18 CEST

"Nós não nos tratam como bucha de canhão ou como preciosas bugigangas pequenas deve
absolutamente ser salvar." ---- Libertaire alternativa reproduzido entradas de blog
Curdistão-autogestão-revolução , diário de viagem de um camarada que se dedicam à YPG.
---- Ao longo das semanas, ele vai refletir a vida nos combates milícias discussões que
levam a ele e experimentar a Confederalismo democrática nas zonas libertadas. ----
academia de formação YPG para voluntários estrangeiros, Canton Cizîrê em 10 mai 2017 ----
Antes de chegar aqui no Curdistão sírio eu às vezes se perguntou quem poderia muito bem
ser essas pessoas corajosas que, deixando sua rotina diária, escolheram vir e defender a
revolução social com armas na mão, com o risco de ficar. ---- Presumi dada diferentes
histórias e "  mártires  " do qual eu estava ciente de que a maioria eram revolucionários
que, movidos por seus ideais, s'foram cometidos lá. A realidade é, como sempre mais
complexa do que as suposições feitas longe do campo.

Então, isso é o que eu tenho visto até agora.

Existem duas grandes categorias de motivações entre voluntários internacionalistas: um, de
fato, a movimentação de pessoas através de suas convicções revolucionárias ; em segundo
lugar, aqueles que vieram para lutar Daech (muitas vezes ex-militares também) para
defender "  seu país  " ou apenas adicionar algumas linhas ao seu CV para se juntar
empresas militares privadas.

Claro, eles são duas principais categorias que não sintetizam a complexidade dos caminhos
individuais: Alguns vieram principalmente para lutar contra Daech pode muito bem descobrir
simpatias revolucionárias ver e viver o que está acontecendo aqui. Esta é também a
esperança exibida pelos companheiros YPG que o toque de ideais revolucionários e
ativistas, podemos convencê-los ou pelo menos fazê-los ganhar algum respeito pelo
Confederalismo projeto democrático.
Alguns podem mostrar reacionários suficientes

A presença desses voluntários estrangeiros é, em qualquer caso, um assunto de grande
debate entre os revolucionários. Se a maioria deles mostrar respeito, outros aparecem, na
melhor das hipóteses, um claro desrespeito pela revolução e na pior das hipóteses pode
mostrar profundamente reacionário ...

Quando você é um esquerdista convencido como eu, se ele é o tipo de coisa que só um pouco
perturbar a nossa necessidade de pureza revolucionária ... E, especialmente, quando
fizemos milhares de quilómetros para se reconectar com o significado mais profundo da
palavra "revolucionário".

Um quarto da academia: alguns retratos de companheiros mortos.
Então o que devemos pensar esse tipo de compromisso ?

Não é antes de tudo um reconhecimento pragmático: voluntários estrangeiros (especialmente
ex-militares e especialmente americanos) representam alguma garantia (limitada é claro)
que as potências imperialistas não vai nos dar muito rapidamente. De fato, se um ou dois
esquerdistas morreu em um ataque na Turquia, por exemplo, seria uma coisa. Mas seria muito
diferente, com um custo político muito maior se dezenas de ex-marines foram mortos no
bombardeio.

Nós todos Heval

Não estou sugerindo a todos que os camaradas curdos nos usar como apólices de seguro nas
pernas. Pelo contrário, é uma verdadeira confiança depositada em nós. Que são
revolucionários ou não, estamos todos Heval (em francês, que daria uma palavra entre "
amigo  " e "  camarada  "). Nós não nos tratam como bucha de canhão ou como preciosas
bugigangas pequenas deve ser absolutamente salvar. Você pode solicitar uma atribuição
apenas como você vai, em linha com nossas habilidades, é claro. Estas são algumas das
conclusões que tiradas de nossas discussões entre revolucionários.

E para dizer que não fazer uma bomba de 500 quilos no rosto por um F-16 turco Chuck Norris
com nossos aprendizes, faz ex-marine direta mais suportável !

Na academia: alguns adesivos inesperados aqui !
Podemos também lembrar o caso de Espanha, em 1936, onde milhares de voluntários se juntou
à revolução e / ou das Brigadas Internacionais. Costuma-se acreditar que todos eles eram
pessoas motivadas por um ideal revolucionário. Mas a partir de minha própria história
familiar ou por estudos de perfis realizados, percebi que a realidade era mais uma vez
misturado. A Grande Depressão de 1933 e a cromagem endêmica também explicar a saída de
muitos e muitos trabalhadores jovens para a Espanha.

atos concretos de solidariedade

De qualquer forma, eu discordo um pouco, mas este pequeno desvio histórico me permite
destacar duas coisas.

Primeiro, o fraco apoio da esquerda revolucionária em um amplo movimento social, entre os
mais progressivo que vimos em décadas. Não é claro falar de posição ou artigos ou
comícios, mas a aplicação concreta de solidariedade eficaz.

Em segundo lugar, o que vou dizer pode ser chocante, mas aqui a revolução não vai defender
ou aprofundar com algumas agradáveis voltas da frase, mas com atos concretos de solidariedade.

Quer outra boa verdade amarga ? O primeiro estava vindo luta no Curdistão sírio não eram
revolucionários, mas muitos ex-soldados ... suas convicções certamente poderia ser
exatamente o oposto do meu, mas aqui está: um ato de apoio continua a ser um ato concreto.

Sim, eu preferiria é claro que todos estão convencidos de revolucionário, mas em última
análise, ajuda a revolução mais sociais ? O ex-marine que luta com a gente e ativistas
debatem sobre a realidade da nossa revolução a partir de seus computadores para muitos
milhares de quilómetros de nós, e em quinze anos pode ter decidido se valia a pena
defender o que está acontecendo aqui ? E o fato de que as pessoas não a priori politizadas
encontram-se ao nosso lado, isso não significa que ele não vai algo importante ?

Arthur Aberlin

http://www.alternativelibertaire.org/?Un-communiste-libertaire-dans-les-YPG-06-Les-volontaires-internationalistes-l