(pt) France, Alternative Libertaire AL #271 - Direito de resposta: "A Fábrica do muçulmano" publicidade gratuita, mas falsa (en, it, fr) [traduccion automatica]

Quinta-Feira, 11 de Maio de 2017 - 09:44:24 CEST

Na sua março 2017 Alternativa Libertaire - Eu compro a cada mês - dedicou uma página
inteira ao meu ensaio político publicada algumas semanas antes para edições Libertalia.
Primeiro de tudo, quero agradecer a este jornal e a organização do mesmo nome para sua
reatividade e, portanto, têm oferecido meu livro tal publicidade. No entanto, a crítica do
autor do artigo, Jean-Yves Lesage, é simplesmente enganosa e tentar enganar os membros e
amigos da Libertaire Alternativa (AL) que ainda não leram La Fabrique du muçulmano. ----
Este texto - que é chamado na versão de papel "  contra o racismo, permanecem materialista
?  'Abordagem que subscrevo - é reduzida a '  uma falha de projeto  ' na versão de
lançamento de 18 de Março, na véspera da Marcha pela justiça e dignidade a que está
associada G entre muitas outras organizações menos desejável, como o Partido dos nativos
da República (RIP) ou a União dos muçulmanos democráticos na França (UDMF). A revisão do
livro foi ainda exibida "  em um  " local AL 19 março, dando-lhe maior visibilidade.

De acordo com Jean-Yves Lesage, La Fabrique muçulmano ataque "  violentamente  " G, teria
como alvo a toda associação Mom igual levaria o conceito de "  islamo-esquerdistas  "
seria envolver-se em "  todos os tipos de recheios  ," empregar um "  muito método de
polícia  " e usar um "  conceito muito stalinista  . " Se tais comentários foram
retransmitidos através de outro meio, eu não me incomodaria de responder, mas, por uma
questão de ativistas AL e simpatizantes ansiosos para preservar a credibilidade da sua
organização e seu jornal, foi necessário o desenvolvimento.

La Fabrique muçulmana menciona alguns textos assinados por ativistas da AL. Entende-se que
eu levo a minha distância ou alguns que eu salientou o interesse dos outros. Por exemplo,
eu discordo com a chamada "  libertários e intransigente contra a islamofobia  ", mas
concordo com a resposta do colectivo AL Montpellier. Além disso, gostaria de saber sobre a
oportunidade de promover o feminismo "  descolonial  " ou "  islâmico  " ( Alternativa
Libertaire, novembro 2016). É esta a maneira que eu iria atacar "  violentamente  " AL ?

La Fabrique muçulmano não menciona Mom iguais. Seria difícil "  apontar  " a associação,
uma vez que é discutida apenas na imaginação de Jean-Yves Lesage. Foi, portanto,
impossível apresentar Houria Bouteldja como o "  porta-voz  " deste grupo para tentar a
sua "  execução  ". No entanto, existe nas páginas 48-49 do meu livro trecho de um artigo
citando "  Houria Bouteldja, facilitador coletiva Uma escola para todos  " ( Libération,
14 de julho, 2004). É, portanto, nem a mesma função nem do mesmo grupo e ainda menos no
mesmo período.

A Fábrica do muçulmano usa três ou quatro vezes o termo "  islamo-esquerdista  " nas
citações singular ou no plural, mas sempre em. Nós não vai ensinar um trabalhador do livro
[1]os meandros da tipografia: é um distanciamento ou uma intimação. Neste último caso, eu
usei particular, página 12, citando Alain Gresh, que em entrevista, disse a se definir
como "  islâmico-esquerdista  " ( Lastro, 1 st  novembro 2016). Jean-Yves Lesage pode
sempre dizer o interlocutor de Tariq Ramadan que este é um "  conceito confuso  ."

Eu deixo os militantes e simpatizantes do AL - começando com aqueles que leram ou vai ler
La Fabrique muçulmano  - para determinar se ele é apropriado falar de "  amálgama  " de
tipos, método "  muito da polícia  " ou conceito "  muito stalinista  ." Jean-Yves Lesage
tem o direito de expressar suas diferenças inevitáveis mas fá-lo em termos muito menos
respeitosos ao falar da PIR, graças ao qual, disse ele, "  reflexões indispensáveis temas
foram introduzidos no debate público na França  ". É aí que reside a nossa discordância
... mas não criticar tudo significa calúnia.

La Fabrique muçulmana foi escrito sem ignorar as tensões nos diferentes tendências do
movimento revolucionário. O teste defende um ponto de vista que tem o direito de avaliar
ou não. Qualquer crítica é bem-vinda desde que confiar em sua leitura eficaz e não
distorcer deliberadamente o significado. Para o artigo de Jean-Yves Lesage prova que ele
não tenha lido cuidadosamente o livro que ele está autorizado a falar com tanta autoridade
e condescendência. É especialmente ruim para ele, sua organização e seu jornal Saúdo os
leitores.

Nedjib Sidi Moussa, 19 de março de 2017

Resposta de Jean-Yves Lesage

Existem dois tipos de "  direito de resposta  ". Aqueles que exigem a correção de erros
específicos, aqueles que impulsionar um debate de fundo. Nós publicamos todas direito de
resposta do autor. Ele aponta um erro, eu reconhecê-lo. Levado por meu aborrecimento, eu
não fiz uma segunda leitura do livro e minha memória confusa "  Moms todos iguais  ", com
"  Uma escola para todos  ." Devidamente anotado.

Uma vez que o erro seja corrigido, teríamos gostado o autor mais de sua liberdade de
expressão para nos dar um parecer sobre a exclusão de mães veladas apoiar para passeios
escolares. Mas não. Este é também um direito oco de resposta como o livro.

Se nós pensamos que é útil para produzir uma crítica do livro, é apenas porque gostamos as
edições Libertalia e porque esse AL foi repetidamente questionada, que impôs uma forma de
resposta. Quanto ao mérito, aqueles que querem ler um ataque mordaz contra o PIR (discurso
que as contas de sedimentação extras com Eric Hazan, a fábrica e ao Comité Invisible)
prefere ler a corrida como se você estivesse lá . Uma noite de primavera em racista. Este
livro também fornece um julgamento escandalosamente unilateral, mas pelo menos é claro e
construiu a sério.

O movimento de trabalho está profundamente clivada por debates sobre islamofobia. Cada
organização conhece os seus extremistas de cada lado cujos excessos geralmente se opõem a
um debate sereno e uma posição razoável. Sim, AL participaram da marcha em 19 de março.
Nedjib evoca sem dizer se a boicotar ou não por causa da presença de PIR ... Sim, U é para
a auto-organização das lutas. Como entendemos o valor de reuniões e ações não mistas em
que as mulheres desejam entendemos gays c, negros, muçulmanos, etc. são encontrados-los a
pensar e organizar contra a discriminação e que eles sofrem. Nedjib, perguntou-se ... Ele
provavelmente teria sido melhor para ter certeza antes de publicar um livro.

[1] profissão Jean-Yves Lesage, Ed

http://www.alternativelibertaire.org/?Droit-de-reponse-La-Fabrique-du-musulman-une-publicite-gratuite-mais-mensongere