(pt) France, Alternative Libertaire - caderno de viagem, Um comunista libertário em YPG # 05: O funeral cheio de emoção (en, it, fr) [traduccion automatica]

Terça-Feira, 9 de Maio de 2017 - 09:34:27 CEST

"Afogado em uma multidão densa de mais de 6000 pessoas de honrar ativistas e militantes
caídos para defender a revolução." ---- Libertaire alternativa reproduzido entradas de
blog Curdistão-autogestão-revolução , diário de viagem de um camarada que se dedicam à
YPG. ---- Ao longo das semanas, ele vai refletir a vida nos combates milícias discussões
que levam a ele e experimentar a Confederalismo democrática nas zonas libertadas. ----
Entorno de Derik, 29 de abril de 2017 ---- Esta já é a segunda vez desde que chegou ao
Curdistão sírio que eu participar de uma cerimônia para sehiden ( "  mártires  ") ... Já,
a primeira vez que tinha me afetado. Mas aqui era diferente, em primeiro lugar pelo número
de mártires sepultados (20) e do simbólico, já que eram vítimas não de Daech, mas o
bombardeio do Estado fascista turco na sede do YPG YPG-in cantão Afrin. É difícil
descrever a atmosfera. Ela se sente quando vemos este tipo de cerimônia, afogado em uma
multidão densa de mais de 6000 pessoas de honrar ativistas e militantes caídos para
defender a revolução.

Este é um momento ao mesmo tempo triste, mas cheio de força, coragem e, paradoxalmente,
uma forma de alegria. As pessoas vêm de toda parte, de todas as comunidades, os cristãos
siríacos ao lado de muçulmanos, Yezidis, etc. Todos juntos para homenagear aqueles que caíram.

Claro que eu não idealizar a coisa. Vemos que as comunidades ainda estão lutando para
misturar. Mas eles se encontram, pela mesma razão, no mesmo lugar, eu acho que aqui
significa muito.

A partir de uma perspectiva ocidental, este culto dos mártires pode adiar um pouco ... Mas
pelo que eu entendo, é uma forma de materializar o slogan "  namerrin Sehid  " ( " Martyrs
não morrem  ").

Eles não morrem para a luta, a causa (Confederalismo) continuar.

Ele dá coragem ... e coragem que é preciso para enfrentar os fanáticos Daech ou o 8 º
Exército do mundo (Turquia).

É realmente difícil imaginar quando não tenha experimentado, mas esses eventos são muito
distante cerimônias empolado e mortais dos nossos estados. Aqui, não faz sentido, não há
nenhuma barreira entre a milícia e as pessoas, somos todos um. Não há distância que fria
entre todos os exércitos do estado mercenários e as pessoas que são supostamente para
defender ... Aqui todo mundo faz somente, nós misturamos, nós nos abraçamos, discutimos,
nós compartilhamos a água, tão precioso nestas horas de sol brilhante. As pessoas também
dragar, discretamente, que exala um distúrbio revolucionário alegre - vida, em suma.

Arthur Aberlin

http://www.alternativelibertaire.org/?Un-communiste-libertaire-dans-les-YPG-05-Des-funerailles-pleines-d-emotion