(pt) France, Alternative Libertaire AL #271 - manutenção, Karim Berrouka (Ludwig Von 88): " apoio a causas que fazemos" (en, it, fr) [traduccion automatica]

Quarta-Feira, 3 de Maio de 2017 - 07:51:41 CEST

Em 2016, a lendária banda punk Ludwig Von 88 é reformada após quinze anos de ausência. Sua
seria possível para encontrar o, atitude j'men-cuidado afável fresco e sabor da bobagem
que tinha estabelecido sua lenda ? Estávamos ali acreditam que o ponto ... ---- Bem, o que
um tapa. Após um triunfo surpresa no Hellfest em julho, o grupo encadeado quinze datas
esta queda, enchendo as salas de fãs do 1 st como o 25 º tempo em uma atmosfera de din
eufórica digno do grande momento. ---- Agora que o passeio é longo, todo mundo voltou para
casa em boas winnowed. O baixista Charlu em Avignon. Bruno - também cantor Sergent Garcia
- em Bilbao. O grande mestre das máquinas, Jean-Mi, seus muitos outros projectos e
colaborações. E este é o cantor Karim Berrouka, que mudou-se em Montreuil para falar de
música, literatura e política com Libertaire alternativos.

Então essa turnê ?

Karim: calor Embora escaldante ! Mas os quartos foram bastante ocupado, a atmosfera era
bom, foi muito divertido. A parte mais difícil foi a seqüência de duas ou três datas
consecutivas, intercalados com viagens empilhados 10 em um ônibus de 9 lugares. Durante
uma verificação de polícia, nós também gentilmente nos apontou que foi de 600 quilos de
sobrecarga, com a engrenagem ! Assim, nas seguintes datas que escolhemos - Eu era contra,
certo - para alugar um ônibus de turnê, os grande treinador de dois andares, com berços da
moda VIP. Então, agora, em 2016, Ludwig viajar como os Rolling Stones, não é mau ?

No Trianon, Paris, 26 de novembro de 2016.
© Yann Lévy
O que mudou em quinze anos ?

Karim: Bem, é precisamente. Hoje, o mundo do entretenimento é muito menos confuso e
espontânea. Lembro-me do concerto em MJC, salões comunitários, montado por assos que
fizeram a démerde. Hoje, tudo parece muito enquadrado, mais pro ! Esta é uma razão que nos
levou a parar os concertos em 1999 também porque estava começando a nos inchar, que não
queria tornar-se "  servos de rocha  ." Quando você vê os grandes festivais deste lado da
planta, bastante caro e mais, apesar do impressionante número de voluntários que trabalham ...

Outra coisa que é mais chato do que antes, é a vigilância dos beneficiários em relação a
tudo o que está acima ou seqüestro. Uma anedota: quando preparou a nova edição do nosso
álbum Sprint, o editor nos avisou que não poderíamos continuar como é o bolso 1988, porque
estava acima os anéis olímpicos, o que nos levaria a merda ! [1]. Quando pensamos que
tínhamos lançado o nosso álbum de covers  [2]sem pedir a ninguém, e ninguém nos pediu
nada. Ah, sim ! Niagara. Eles queriam ouvir a nossa versão do amor na praia.

E ?

Karim: E eles simplesmente disse "  blá  " (risos). Mas nem os Beatles nem Sabrina nem
Mylène Farmer nos pediram aos direitos de autor. Ou Rainha.

Pena que eles podiam pagar alguns cafés com ...

Karim: Um ou dois espressos, sim ! (Risos) Depois dos direitos de autor, pode ser bom, é
claro. Se o FN decidiu retomar Houlala para azul-branco-vermelho celebração - pura
especulação - que nos permitiria dizer não. Mas por outro lado, se os grupos querem tomar
Ludwig, que o façam. É sempre um prazer que o nosso trabalho permanece vivo. Não há
necessidade de enviar email para pedir permissão - sim, isso acontece de vez em quando !

Pense de volta para marcar um pouco ? De volta ao estúdio ?

Karim: Vamos ver, vamos ver. Já, para isso, nós devemos começar a passar um mês juntos em
um só lugar. Então, nós podemos ver o que iria sair. E então no estúdio ? Por que não.
Certamente, foi um pouco à frente de grana, mas é um tal orçamento hoje ... Uma vez que
tivemos bons planos. Os dois primeiros álbuns Ludwig, em 1986 e 1987, foram registrados em
um Clando quasi, graças a um amigo que estava trabalhando no estúdio de prestígio do Grand
Army. Durante o dia, pode-se atravessá-la Cabrel, Lavilliers ... e nós poderíamos
penetrar-lo à noite ! Em seguida, fomos para o Mix-It realizada pelo ex-Urbain Metal, e
depois em uma fazenda em Anjou, onde um amigo tinha montado um estúdio de gravação.
Obviamente, tudo depende de sua exigência, mas os avanços tecnológicos significam que,
hoje, você já pode salvar coisas muito mexer-lhe o seu home studio. Ele vinil vai, como,
pessoas como esse direito !

E a política em tudo isso ?

Karim: Somos todos mais ou menos extrema esquerda, com certeza ... e eu diria que não
traíram nossos ideais ! Não está nadando em dinheiro, trabalhamos para viver - todos mais
ou menos como técnicos do show. Eu estou trabalhando como gerente para concertos.

Tenho sempre muita simpatia por tudo o que é movimento social e libertária, embora nunca
foi encartés em qualquer lugar, seja muito, muito militante. Não que eu seja contra a
idéia, mas dizer que um pouco bêbado, a incapacidade de pessoas para chegar a acordo sobre
coisas importantes por causa de diferenças secundárias.

No entanto, os movimentos que acompanham, causas, este faz. Desde seu lançamento em 1986,
foi jogado em uma placa-caminhão no meio de uma juventude manifestação contra Devaquet, e
um monte de nossas músicas são portadores de crítica política - contra a guerra, o negócio
Olímpico, nuclear, o colonialismo, a violência policial ... Ludwig sempre oscilou entre
textos relativamente graves e delírios Provo, e nós nunca deu na "  canção de mensagem  ",
mas contribuiu para um contra-cultura. Isso não é nada. Um monte de pessoas vêm para a
política pela música e pela contra-cultura.

De qualquer forma, um pé é sempre mantido neste ambiente. Nós tratado se estabeleceu um
concerto surpresa em CICP 27 de Novembro e está sendo considerado para jogar o CNT celebra
a palavra errante em maio.

Em Montreuil: Karim Berrouka e Mehdi Kabar
cc Guillaume Davranche
Uma palavra, finalmente, em seu último livro . Como é que você começa a idéia ?

Karim: Eu queria fazer algo que leva contra o pé do romance zombie habitual. Enquanto o
esquema é clássico do gênero - uma epidemia de mortos-vivos  ; uma sociedade despedaçada ;
um grupo de sobreviventes que enfrentam dificuldades. Mas eu queria fazer algo que não é
transmitida reac moral frequentemente encontrada na literatura.

I trabalhou por um tempo como editor-corretor pela Panini Comics, eu comi centenas de
páginas, e era sempre a mesma história. Os "  elos fracos  " do grupo de sobreviventes
sucumbir primeiro. Coincidentemente é o viciado em drogas, a lésbica ... Um líder emerge e
impõe uma disciplina que vai salvar o grupo. Tudo isso me enche.

Mesmo Walking Dead - série de TV, eu não ler quadrinhos - encontramos esta atmosfera
tribal, o papel do líder. Para ir contra a corrente, eu queria fazer uma história com um
grupo de sobreviventes que, na verdade, não tinha nada a foda para salvar a empresa, e que
preferiu não fazer nada. Portanto, esses punks que andam pelas ruas de Paris são os
idiotas, mas, afinal, de cada vez, tentando criar uma sociedade livre ...

Entrevista por William e Mehdi (AL Montreuil)

NÃO PERCA

© Patrick Imbert
Charlu Bruno, Karim e Jean-Mi chamar Ludwig Von 88 no palco para um par de datas entre
maio e outubro na França, Suíça e Bélgica.