(pt) periodico-solidaridad.cl: Não, você não pode ser sionista e feminista - Fonte: Mariam Barghouti, Forward,

Segunda-Feira, 4 de Dezembro de 2017 - 07:22:00 CET

No ponto de controle de Qalandia, na Palestina ocupada, vi duas mulheres israelenses
atirando gás lacrimogêneo em uma multidão de jovens palestinos que protestavam. Uma bomba
saltou e atingiu uma criança no braço. A mulher uniformizada que estava atirando começa a
rir. O colega deu um tapinha no ombro dela orgulhosamente enquanto os dois arrumavam suas
armas. ---- Naquela época, senti que as consequências intimidantes da opressão são
familiares para todos os palestinos. Mas também me senti traído como uma mulher. Eu tinha
confrontado esses soldados de mulher em mulher, ingenuamente pensando que deveríamos estar
unidos na luta contra o patriarcado. No entanto, aqui estou, observando-os reforçar. ----
Como afirma o autor feminista Bell Hooks, o patriarcado é um completo sistema de
dominação. A luta feminista se opõe não apenas ao sexismo alarmante do patriarcado, mas
também a todas as formas de opressão. É uma mensagem que absorvi por muito tempo através
dos ensinamentos de minha própria mãe, que constantemente me orientaram a praticar um
feminismo inclusivo e intersetorial. Ele muitas vezes me avisou de que devo reconhecer os
poderes de dominação em todas as suas manifestações, mesmo dentro da sociedade palestina,
se eu aspirar a implementar o feminismo genuíno. Através de seus ensinamentos e minhas
próprias experiências, ficou claro para mim que o sionismo, perpetuamente expresso na
Palestina, contradiz o núcleo do feminismo na execução de suas políticas opressivas.
Quando ouço alguém que defende o sionismo, ao mesmo tempo que se identifica como
feminista, minha mente enfoca as imagens dos ataques noturnos, a tortura de crianças e a
demolição de casas. Mas eu também penso sobre as mulheres militares que participam
casualmente em tudo, incluindo o ex-soldado israelense e "Wonder Woman" Gal Gadot, que
expressou seu amor e apoio às Forças de Defesa de Israel, quando bombardearam e mataram
milhares de palestinos e palestinos em Gaza em 2014.
Ser feminista e sionista é uma contradição conceitual, porque a feminista sionista é
cúmplice na propagação da supremacia e dominação sobre um povo, por um lado, enquanto, por
outro lado, exige o fim do patriarcado. Na verdade, a feminista sionista é uma
reminiscência de outro tipo de feminista: a feminista branca. As mulheres de cor têm
historicamente sido marginalizadas dentro do movimento feminista, principalmente porque as
mulheres brancas sufocam as questões da justiça racial e minimizam as opressões
específicas enfrentadas por pessoas de cor por causa de sua raça, etnia e classe. Esta
negligência foi muitas vezes justificada por trabalhar para a fraternidade coletiva. Mas,
como Hocks eloquently explica: "Enquanto as mulheres usam classe, raça ou poder para
dominar outras mulheres, A fraternidade feminista não pode ser plenamente realizada ".
Fundamentalmente, o feminismo não pode apoiar o racismo, a supremacia e a dominação
opressiva de qualquer maneira.
O sionismo é muitas vezes pregado como um chamado para uma pátria judaica para garantir
que os horrores da opressão antisemita não aconteçam de novo. Nesta narrativa
simplificada, no entanto, o que está obscurecido é o fato de que essa busca de uma pátria
foi iniciada por uma agência colonizadora, o que significava apropriação ipso facto de
terras e cultura e privava as pessoas que viviam nele. a região há milhares de anos.
Esses roubos de terra e violações da dignidade humana e do direito internacional continuam
em nome do sionismo regularmente, perpetuando o sofrimento de toda uma população e a
negação de seus direitos humanos básicos com base na etnia e na raça. É por isso que estou
cansado da feminista sionista. Ela deliberadamente ignora que o sionismo se avançou
através de inúmeras violações dos direitos humanos.
Lembro-me de momentos em que fui detido pelas forças israelenses depois de protestar
contra um soldado que disparou gás lacrimogêneo diretamente para crianças palestinas.
Enquanto aguardava a degradação, estava desconcertado e zangado com as mulheres militares.
Eles foram aqueles que realizaram minha prisão, eles me maltrataram, me insultaram e eles
não disseram nada enquanto os soldados me agrediam verbal e sexualmente, me chamando de
"cadela" e "cadela". As mulheres sentiram algum constrangimento por um momento, depois
voltaram e riram com seus colegas.
O feminismo surgiu para combater o silêncio e a exploração das mulheres, confrontando os
poderes que suprimem e controlam todo um segmento da população. O que continua a acontecer
na Palestina sob a bandeira do sionismo é exatamente isso, o silenciamento de uma
população inteira e a proibição de protestar contra a anexação territorial violenta.
Israel está envolvido no encarceramento em massa da sociedade civil palestina e em um
cerco de cidades e cidades inteiras.
Palestinos e palestinos têm sofrido uma ocupação militar há mais de 70 anos e aqueles com
cidadania israelense enfrentam mais de 50 leis discriminatórias. Chamar-se de uma
feminista sionista significa conceder apoio de facto ao domínio patriarcal, uma vez que
Israel incorpora os mesmos papéis e técnicas que há muito tempo e continuam a ser
utilizados contra as mulheres. Sendo um sionista hoje significa apoiar não apenas a idéia
de um estado judaico e soberania judaica, mas também as políticas reais de Israel, à
medida que se manifestam no terreno.
Mais especificamente, o sionismo significa manter as liberdades e os privilégios dos
judeus israelenses à custa dos palestinos, incluindo os da diáspora global que desejam
retornar.
Quando considero tudo o que precede, volto para Ganchos, que escreveu que "uma verdadeira
política feminista sempre nos leva da escravidão à liberdade, da ausência de amor ao
amor". O feminismo não pode ser seletivo. O seu enquadramento vem da verdadeira e absoluta
libertação não só das mulheres, mas de todos os povos. Esta é a razão pela qual o sionismo
e o feminismo não podem ser fundidos.
A feminista que não é também anti-colonial, anti-racista e oposição a várias formas de
injustiça está servindo seletiva e opressivo para os interesses de um segmento da
comunidade global para. Estou sugerindo alternativa para a feminista sionista é reconhecer
e aderir à luta contra a opressão sistemática. Seja corajoso o suficiente e se levantar
contra as muitas faces da subjugação e da desigualdade, e leva o feminismo como a força
formidável e abrangente que pode ser.

http://www.periodico-solidaridad.cl/2017/11/29/no-tu-no-puedes-ser-sionista-y-feminista/