(pt) colectivo libertari oevora: HOJE, 7 DE SETEMBRO, DIA DE ACÇÃO PELA SAÚDE E LIBERDADE DE MUMIA ABU-JAMAL

Terça-Feira, 13 de Setembro de 2016 - 12:07:28 CEST

Mumia é um jornalista, escritor, ex-Pantera Negra, falsamente incriminado pelo assassinato
de um polícia em Filadélfia a 9 de Dezembro de 1981, e que está preso injustamente há 34
anos. Apesar de numerosas tentativas da polícia para o silenciar, escreveu 9 livros a
partir da prisão e gravou mais de mil ensaios via rádio que se podem escutar em inglês em
www.prisonradio.com e ler traduções para o castelhano em vários meios livres do México e
de outras partes do mundo de língua espanhola. Anteriormente condenado à morte e
encarcerado em condições de tortura por isolamento durante quase três décadas, está
condenado a prisão perpétua desde 2011. Agora enfrenta um novo atentado contra a sua vida,
desta vez por via clínica. Quase morreu a 30 de Março e foi-lhe diagnosticada hepatite C.
As autoridades prisionais reconhecem a sua doença, mas negam-lhe tratamento. Continua, por
isso, a luta pela sua vida, saúde e liberdade. Actualmente segue combatendo com palavras
os atentados contra a sua gente, como pode ler-se nesta crónica sobre as mortes de negros
pelas balas da polícia: "Foi-se outro".

"Meus amigos, amigas, irmãos e irmãs, isto apenas acaba quando se acabar, mas há algum
movimento. Oxalá nos estejamos a aproximar de um verdadeiro tratamento para a minha
doença, e não só para os sintomas. Agradeço a todas e a todos por estarem comigo.
Quero-vos. Desde o que antes era o corredor da morte, sou Mumia, o vosso irmão".

Hoje, 7 de Setembro, será um dia de acção internacional para exigir um tratamento imediato
para Munia Abu-Jamal com as novas drogas anti-virais que podem curar a hepatite C, uma
doença de que ele padece conjuntamente com quase 6 mil presos no Estado da Pensilvânia e
muitos milhares mais nas prisões de todo os Estados Unidos.

ler mais: http://alasbarricadas.org/noticias/node/36912

https://colectivolibertarioevora.wordpress.com/2016/09/06/hoje-7-de-setembro-dia-de-accao-pela-saude-e-liberdade-de-mumia-abu-jamal/