(pt) France, Alternative Libertaire AL Decembre - Véronique Decker (professor): "O objetivo da escola é a emancipação" (en, it, fr) [traduccion automatica]

Quinta-Feira, 15 de Dezembro de 2016 - 12:56:37 CET

Véronique Decker, professor e ativista escolas em Seine-Saint-Denis, publicado em Março,
um livro, muito classe!, Em sua experiência de ensino neste departamento. Reunião com um
professor de combate. ---- Libertaire Alternativa: Em classe demasiado! Você prepara um
retrato lúcido e perturbador para a escola no estado 93. Você acha que a situação é sem
esperança? ---- Véronique Decker: Não, temos de manter uma esperança otimista na vida para
educar as crianças. Nada é impossível, mas o equilíbrio de poder entre os defensores de
uma escola reacionária, elitista, que seleciona os filhos do povo, em vez de apoiá-los na
sua emancipação é claramente contra nós. Precisamos perceber isso. Todos os serviços
públicos foram para baixo e as primeiras vítimas são sempre os mais fracos: crianças,
idosos ...

O que você acha do movimento "Não toque em minha PTA" tomando forma no ensino médio?

Véronique Decker: Eu não sei. Por agora, este é um movimento que é especialmente no
secundário. Nas escolas primárias, eu não vou recusa a ferver. No entanto, os recursos
alocados para as escolas caíram em todos os lugares, mesmo em REP +[reforçada rede de
ensino prioridade, observe "]

Sua escola é uma escola Freinet e você participar no intercâmbio de grupos Freinet. De
acordo com o que são os interesses desta abordagem para as crianças?

Véronique Decker: Ai, não, a escola onde eu trabalho não é uma escola "Freinet". Esta é
uma escola regular, com professores que são como eu por alguns ativistas e militantes
Freinet. Mas qualquer um pode ser nomeado com o cronograma, mesmo que ele não quer
imaginar um mundo melhor através do ensino. Mas ainda assim, há um "espírito de
cooperação" que dá uma atmosfera especial.

Há uma história que você não tenha relatado em seu livro e que pretende oferecer aos
nossos leitores?

Véronique Decker: A notícia terrível ocorreu em Aubervilliers, perto de Bobigny. Young,
que pensou estupidamente que os chineses são ricos, agredir e matar um chinês para roubar.
Ele está morto. Uma grande manifestação de revolta da comunidade chinesa ocorreu.

Obviamente, as implicações nos alcançar. Nós na escola algumas crianças de origem chinesa.
Eles são dez em uma escola de mais de 260 alunos. Um deles nos acontece este ano, na
sequência de uma jogada, está lutando para deixar a sua mãe.

Ele sabe que ninguém, ele não tem amigos, ele gostaria de ficar um pouco com a mãe como
durante o verão. Então ele diz-lhe que os outros são de todo ruim, ele é constantemente
atacado, e na sala de aula, ele afirma que "ele não gosta de negros", que não permite-lhe
para fazer amigos ... Mom quer me ver, mas ela não fala francês e eu não falo chinês.

Pedi-lhe para vir ao meu escritório. I pegar o telefone para o serviço de tradução, a
escola apreciado por muitos anos. Surpresa, a prefeitura decidiu cortá-lo e esqueceram de
nos avisar. Então, trazer para fora a mãe do meu escritório, e eu ver em seu rosto que ela
não entende por que eu fiz entrar, para trazer para fora ...

Durante quatro dias, a criança vai vir para a escola, até que uma noite, no momento do
estudo, a múmia vem acompanhada de uma irmã da criança. Felizmente, a irmã mais velha fala
bem francês, e ela concorda comigo, a criança está lutando para separar de sua mãe. Ela
também pensa que "acrescenta" um pouco. Eu entro a mãe no quintal, e eu chamei várias
crianças chinesas para que eles possam dizer em sua língua têm amigos, não há violência, e
está tudo bem. Eu sinto a mãe relaxar.

Por isso, peço que as crianças tornam-se amigos dos jovens recém-chegado, e já com quatro
novos amigos, pode ser integrada nos jogos do playground. Eu disse a irmã mais velha riu:
Aqui, o "bando dos quatro"[1], que vai ajudar o seu irmão ... Ela teve que ouvir sobre a
história da década de 1970 na China, como ele riu bom coração.

A palavra do fim?

Véronique Decker: Emancipação. O objetivo da escola é emancipação, que é a promessa feita
a cada criança que ele pode conhecer pessoas, ele não teria se reuniu com sua família, ele
vai visitar lugares em que nunca teria ido, ele pode descobrir histórias, livros,
técnicas, disciplinas, esporte que ele nunca ouviu falar. Sempre que substituir a
emancipação coletiva pelo sucesso pessoal, eles são caminho errado.

Entrevista por Lucie (AL Saint-Denis) e Aureliano (AL Paris-Sud)

LIVRO TOO ... uma classe contra outra!

Livros 9-3 dos professores sobre o 9-3, este não é o que está faltando. Este departamento
e seus residentes originais alimentar as fantasias mais variadas, especialmente entre
aqueles que não o conhecem.

Mas o livro Véronique Decker não será colocado na longa série de queixas, zombaria, ou
panfletos que florescem regularmente. Já, porque, mesmo que gostaria que o sucesso que
merece, este livro não é motivada pelo desejo de fazer uma compra "golpe". Também, porque
o seu autor não é um jovem professor apenas pensamento chegou todos vimos e compreendido
em três anos e é rápido para fazer um livro muitas vezes caricaturado, logo que ela foi
capaz de escapar e mutar também o livro que muitas vezes se assemelha a um repórter de
guerra como um professor.

Não, Véronique Decker trabalha há mais de 30 anos em diferentes cidades do departamento e
vive lá. Ela também fez campanha lá, se é que se pode diferenciar plenamente o seu
trabalho a partir de sua militância quando se tem de lutar por seus alunos todos podem ter
um teto sobre sua cabeça. Mas esta experiência nunca vai levar a um tom enfadonho. Seria
uma vergonha para Veronica que está ansioso para construir o conhecimento com seus alunos
e criar "pequenas repúblicas de estudantes" em sua escola pública REP + porque é óbvio que
são os filhos do povo que o seu trabalho faz sentido.

Pelo contrário, o início do livro nos dá a oportunidade de observar a sua primeira
professora, suas descobertas, seus erros também. Ele consiste em fatias curtos de vida, de
leitura fácil quando o estilo leve e muitas vezes engraçado de Véronique Decker não faz
mal. Seria possível abri-lo ao acaso e ler um dos seus contos ou adotar uma abordagem mais
cronológica.

Em qualquer caso, ele devora desde uma viagem de ônibus de um lado para o outro de uma
linha de metrô que atravessa a 93 e, incidentalmente, a minha pro ensino médio se conecta
ao meu sindicato local, quase o suficiente para terminá-lo. Algumas estações de metrô da
Linha 13 permitiu a engolir avidamente as últimas páginas.

Ao falar sobre a leitura fácil e estilo mais leve, que não esconde que, por vezes, às
lágrimas, lendo a vida de algumas crianças, não superior a três maçãs, que são em grande
parte mentir a afirmação de que nós naîtrions todos iguais. Felizmente, longe dos clichés
sobre os servos amplamente veiculados, vemos também a ingenuidade e compromisso assumido
para permitir armar os melhores alunos. Mas a vontade não é suficiente para compensar
integralmente as deficiências gritantes de serviço público.

Nós também lembrar por que nós lutamos e por que a indiferença é impossível quando se
descobre que abandonar o estado e nacional de educação deixar as populações mais
vulneráveis. Nós recomendamos este livro mais sucesso o desafio de se tornar-se uma
ferramenta pedagógica. Na leitura que já imaginar o estudo francês objetos CAP pode
igualar. Nós nunca mudam!

classe salto Blog

Véronique Decker, muito classe! Ensino na 9-3, Libertalia, Montreuil, 2016, 128 páginas,
10 euros.

[1]A "Gang of Four" é o nome de um grupo de dirigentes do Partido Comunista Chinês foram
presos e afastado do cargo em 1976, durante a purga que se seguiu à morte de Mao.

http://www.alternativelibertaire.org/?Entretien-avec-Veronique-Decker-L